quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Feliz aniversário Jesus

Natal é uma quadra como todas as outras só que, é direccionada às crianças porque festeja o aparecimento de uma em ano 0, o menino Jesus. Os adultos aproveitam-se do dia das crianças e convivem uns com os outros, beberricando e mordiscando qualquer coisita, é salutar! Mas, pensam eles, nós, e que tal comungar o Pai Natal com o menino Jesus? Este para as crianças e aquele para nós! E para disfarçar, dizemos que as prendas foram todas dadas pelo Pai Natal. Assim, aproveitamos a inocência das crianças e recebemos, também, uma prendita. E isto, porque felizmente, não conseguimos enganar as crianças, somos é mais velhos e mais ardilosos. Se disséssemos que o menino Jesus dava prendas a todas as pessoas independentemente da idade, elas iriam perceber que não era natural uma criança oferecer prendas a adultos.

Outro mas: mas, a questão é mais perversa: o Pai Natal é o “protector” do consumo, segundo já se leu, foi inventado pelo capital afim de aumentar o consumo das massas. Então só os produtores de brinquedos têm o monopólio da quadra Natalícia?! Não pode ser! Então e os automóveis, motas, casas, viagens, roupa para adultos, quinquilharias, peúgas e cuecas?

No meio disto tudo esquecemo-nos de um pormenor muito importante: a comemoração do Natal é o dia de aniversário de um nascimento, que encarnamos nas crianças, de um menino que nasceu e dizem que salvou a humanidade das trevas. Por tradição quem recebe prendas por aniversário é o aniversariante. Complicado não é?

Desejo de um Feliz Natal ou seja, que todos nos lembremos que uma criança feliz é uma mais valia para a harmonia e bem-estar da sociedade de hoje e amanhã.

Foto retirada de: http://ainanas.com/must-see/fotografia/as-mais-belas-fotos-de-criancas-e-bebes/

1 comentário:

  1. Caro LP
    Partilho contigo o ponto de vista sobre o Natal como epoca de celebração e não o Natal como oportunidade de consumo para satisfazer um comércio agressivo.
    Coloquei no meu blog um post com este mote.
    Um abraço

    ResponderEliminar